sábado, 24 de setembro de 2011

Projeto: Primavera e dia da Árvore

Projeto: primavera e Dia da Árvore

JUSTIFICATIVA:
Com a aproximação da estação mais florida do ano e também do dia da árvore, vimos a importância de levar a criança a contemplar as suas maravilhas, utilidades das árvores e o bem estar que a convivência com a natureza proporciona.

PÚBLICO ALVO:
Turmas do maternal ao pré.
OBJETIVOS:
* Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;
*Observar o meio natural, desenvolvendo a curiosidade e prática investigativa em cada criança;
*Auxiliar os alunos a manter atitudes como:
-Respeitar e cuidar das plantas;
-Interessar-se em conhecer e acompanhar o nascimento e crescimento das plantas;
-Identificar as partes da planta;
-Conhecer melhor a estação Primavera e suas caracteristicas.

CONTEÚDO:
Primavera, estações do ano,árvore e suas partes,consciência ambiental.
Todos os conteúdos trabalhando os eixos dos PCN: Matemática, Linguagem oral e escrita, Artes visuais, Músicas, Movimento, Natureza e Sociedade.

METODOLOGIA:
*Atividades orais e escritas como desenhos e rodad de conversa;
*Plantio de diferentes plantas. Ex: alpiste, girassol, feijão, etc.
*Músicas e danças. Ex: " a linda rosa juvenil", o cravoe e rosa", " a sementinha" ( Aline Barros);
* Móbiles;
*Pinturas, dobraduras e recortes;
*Histórias;
*Teatro;
*Confecção de livros. Ex: " O nascimento da borboleta", "o nascimentodo feijãozinho";
*Técnicas de pintura. Ex: árvore pintada com as mãozinhas das crianças e tinta.
*Massinha de modelar;
*Poemas e rimas;
*Exposição dos trabalahos das crianças;
*Brincadeiras. Ex: Fazer a brincadeira a qual as crinaçs imitam a germinação de uma planta brotando, crescendo,soltando as folhas e galhos, etc;
*Coleção de sementes trazidos de casa pelas crianças;
*Passeio pelo parque da escola( se tiver) para obeservar os diversos tipos de árvores plantas,folhas, etc;
*Painéis confeccionados pelos professores com a participação das crianças;
*Ornamentação da escola.

RECURSOS:
Papéis diversos como e.v.a, caretolina,color set,sulfite,crepon,laminados, etc.
Sucata ( rolo de papel higiênico vazio, tampinhas de refrigerante, etc)
Tesoura, cola colorida, guache, palitos de sorvete, giz de cera, lápis de cor, gliter, etc.
Balas para montar a árvore com balas;
Fitas adesivas;
Sementes.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua sendo observado a participação da criança no decorrer do desenvolvimento do projeto.

CULMINÂNCIA:
O projeto será finalizado com o teatro realizado pelas professoras e a entrega das lembrancinhas ( árvore com balas).

BIBLIOGRAFIA:
* Referencial Curricular para a Educação Infantil- Ministério da Educação e do Desporto. Brasília,1988.
*Revista"Nova Escola", setembro,2006.
*Revista"Guia Prático para Professores de ed. Infantil.
*Revista"Projetos escolares"-Ed. Infantil
site: http://meusprojetospedagogicos.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?