Projeto Identidade - Me conhecendo melhor
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social.A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as , ao mesmo tempo que contribui, para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.
Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.
Objetivos
Conhecer a história de seu nome e seu significado;
Compreender a história de seus colegas a partir de sua;
Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
Desenvolver habilidades sociais;
Identificar fontes históricas sobre sua vida;
Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;
Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
Desenvolver á auto-estima;
Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;
Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
Desenvolver interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupamento, ordenando, medindo, classificando etc;
Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.
Série Envolvida
2º Ano.
Disciplinas Envolvidas
Linguagem Oral e Escrita
Matemática
Artes Visuais
Música
Recursos
L ápis diversos
Giz de cera
Hidrocor
Papeis diversos (fichas)
Tesouras
Colas
Internet/computador
Fotos
Espelhos
Rádio/cd
Etapas do Projeto
Linguagem Oral e Escrita.
Pesquisa com os pais: Do significado dos nomes da história de sua vida.
Pesquisa na Internet: Brasões dos sobrenomes.
Pesquisa: significado de cada nome.
Cada aluno irá questionar seus pais e antecessor sobre a história dos sobrenomes da família e seus brasões ao trazê-los em sala de aula iremos fazer observações sobre cada um.
Balões mágicos: Separe um balão e um pedaço de papel para cada aluno.Peça para cada criança escrever seu nome e colocá-lo dentro do balão.Todos deverão encher o balão e quando terminarem a proposta é que brinquem, jogando balões para cima, deixando que se misturem com os outros.Ao sinal cada um deverá pegar um balão e estourar.Depois que virem o nome do colega que pegaram, cada aluno irá fazer um crachá para ele, desenhando o que quiser.
Matemática
Quantidade: Fazer comparações entre o seu nome e os nomes dos colegas.
Quantos nomes começam com a mesma letra?
Quantas letras têm o meu nome (colar palitos na quantidade correspondente).
Artes Visuais
Construção de uma boneca de pano: Com as crianças sentadas em círculo, conte uma história de recém nascido, que fala sobre os cuidados necessários de um bebê e todas as suas fases até a idade da turma.Em seguida, proponha construir juntos uma boneca para representar a todos.Após pronta a boneca cada criança levará para casa, um de cada vez, juntamente com o questionário da pesquisa. Os pais devem ajudar a criança nos cuidados com a boneca contando para elas a sua história e assim respondendo o questionário.
Caixa surpresa: Caixa de papelão enfeitada com um espelho colado no fundo.O professor dirá às crianças que trouxe um presente especial. Reúna as crianças em círculo e comente sobre as diferenças entre elas. Então passe a caixa para que cada um veja a surpresa.Avise “Ao abrirem a caixa vocês encontrarão uma surpresa”. Deixe que cada um se surpreenda e se observem com calma.
Auto-retrato: Baseado na obra de Tarsila do Amaral, cada aluno fará seu auto-retrato.
Boneca confeccionada para utilizar com as crianças, cada dia uma leva-a para a casa e questiona aos pais sobre seu nascimento.
Musica
Apresentação da música: “A gente tem sobrenome”; Toquinho.
Através da música trabalhar com danças e expressões.
Tempo Previsto
Um a dois meses.
Culminância
Convite aos pais, autoridades e demais séries.
Livros individuais: autobibliografia. Faça download aqui!
Coreografia da música: “Gente tem sobrenome"
Avaliação
No decorrer do projeto as crianças terão a oportunidade de participar de situações de pesquisas do tema a serem trabalhados, compartilhando todo o material produzido na sala de aula.
Realizando avaliações ao longo de todo o processo.
Autoria : Adriana Neves, Cintia, Janaina Justino, Rafaela Prosdócimo, Roberta Lousada Dourado, Nayara de Sá e Fabiola. - Estudantes de Pedagogia de Taquaritinga - SP
fonte:
http://projetospedagogicosdinamicos.blogspot.com/
BEM VINDOS
"EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA
E COLHER COM PACIÊNCIA"
Augusto Cury
E COLHER COM PACIÊNCIA"
Augusto Cury
ARQUIVO DO BLOG
- 07 DE SETEMBRO (3)
- AGARRADINHOS (3)
- ÁLBUM (1)
- ALFABETIZAÇÃO (16)
- ALFABETO (11)
- ANIMAIS (5)
- ANIMAIS DE GARRAFA PET (1)
- ARCA DE NOÉ (1)
- ARTE C/ PALITOS (5)
- ARTE COM AS MÃOS (3)
- ARTE. (1)
- ATIVIDADES PARA IMPRIMIR (1)
- AVENTAL DE HISTÓRIAS (2)
- BERÇARIO (3)
- BEXIGAS (1)
- BLOQUINHOS DE ANOTAÇÕES EM E.V.A (1)
- BORDAS PEDAGOGICAS (1)
- BRINCADEIRAS (1)
- CADERNO DE CASA (1)
- CADERNOS DECORADOS (6)
- CAIXAS DECORADAS (1)
- CALENDÁRIO (2)
- CAMPANHAS (1)
- CANTINHO DE LEITURA (1)
- CAPAS DE ATIVIDADES (2)
- CAPAS DE CADERNOS (3)
- CARINHAS (3)
- CARNAVAL (4)
- CARTAZES P/ DECORAÇÃO DE SALA (5)
- CHAMADA VIVA (1)
- COMBATE A DENGUE (1)
- COMO FAZER: (1)
- CONTANDO HISTÓRIAS (2)
- COORDENAÇÃO MOTORA (2)
- COPA DO MUNDO (2)
- CORES (2)
- CRACHÁS (4)
- CRIATIVIDADE (5)
- CRIATIVIDADE COM CD (2)
- CURSOS 24 HORAS NA ÁREA DE PEDAGOGIA (1)
- DATAS COME.FEVEREIRO (1)
- DATAS COMEM. SETEMBRO (3)
- DATAS COMEM.ABRIL (2)
- DATAS COMEM.AGOSTO (4)
- DATAS COMEM.DEZEMBRO (1)
- DATAS COMEM.JANEIRO (1)
- DATAS COMEM.JULHO (1)
- DATAS COMEM.JUNHO (6)
- DATAS COMEM.MAIO (2)
- DATAS COMEM.MARÇO (2)
- DATAS COMEM.NOVEMBRO (1)
- DATAS COMEM.OUTUBRO (1)
- DECORAÇÃO (7)
- DECORAÇÃO DE PORTAS (2)
- DESENHOS P/ COLORIR-NATAL (3)
- DESENHOS P/ COLORIR(TURMA DA MÔNICA) (9)
- DESENHOS PARA COLORIR (9)
- DIA DA ARVORE (2)
- DIA DA BANDEIRA (1)
- DIA DA PÁTRIA (2)
- DIA DAS BRUXAS (3)
- DIA DAS CRIANÇAS (7)
- DIA DAS MÃES (5)
- DIA DO AMIGO (1)
- DIA DO CIRCO (2)
- DIA DO ESTUDANTE (1)
- DIA DO INDIO (1)
- DIA DO LIVRO (3)
- DIA DO PROFESSOR (2)
- DIA DOS PAIS (13)
- DICAS (1)
- DICAS P/ O PROFESSOR (1)
- DINÂMICAS (9)
- DIREITO DAS CRIANÇAS (1)
- DITADO (1)
- DOBRADURAS (4)
- E.V.A COM MOLDES (8)
- E.V.A. (31)
- ENFEITES (1)
- ESCOLA. (1)
- EXPOSIÇÃO (1)
- FAÇA VOCÊ MESMO (1)
- FANTOCHES (1)
- FÉRIAS (1)
- FESTA JUNINA (13)
- FICHAS (1)
- FIGURAS GEOMÉTRICAS (1)
- FLORES (8)
- FOLCLORE (8)
- FORMAÇÃO (6)
- FORMAS E TEXTURAS (3)
- FORMAS GEOMÉTRICAS (1)
- FORMATURA (1)
- FRASES E CITAÇÕES (8)
- GARRAFA PET (3)
- GÊNEROS TEXTUAIS (1)
- GUIRLANDAS (5)
- HIGIENE (1)
- IÇAMI TIBA (5)
- IDEIAS (23)
- IDÉIAS (3)
- LATINHAS DECORADAS (4)
- LEITURA (1)
- LEMBRANCINHAS (18)
- LETRAS DE MÚSICAS (1)
- LITERATURA INFANTIL (1)
- LUIS F. VERISSIMO (2)
- LUVAS (1)
- MÁSCARAS (1)
- MASCARAS. (1)
- MATEMÁTICA (3)
- MEIO AMBIENTE (9)
- MENSAGEM (15)
- MENSAGENS DE ENCERRAMENTO (2)
- MENSAGENS P/ O PROFESSOR (12)
- MENSAGENS P/ OS PAIS (6)
- METODO FÔNICO (1)
- MÓBILE (1)
- MÓBILES (1)
- MOLDES (4)
- MURAL (4)
- MÚSICAS (1)
- NATAL (36)
- NUMERAIS (8)
- OFICINA (1)
- ORDEM ALFABÉTICA (1)
- ORGULHO DE SER PROFESSORA (1)
- OS SENTIDOS (1)
- PAINEL (4)
- PARA COLAR NA AGENDA (2)
- PARA COLAR NO CADERNO (3)
- PARA IMPRIMIR E COLORIR (3)
- PÁSCOA (16)
- PASSATEMPOS (1)
- PASSO A PASSO (3)
- PAULO FREIRE (3)
- PIOLHOS (1)
- PLANEJAMENTO (4)
- PLANEJAMENTO ANUAL (1)
- PLAQUINHAS (1)
- POTES DECORADOS (3)
- PRENDEDORES (1)
- primavera (11)
- PROJETO VINICIUS DE MORAIS (1)
- PROJETOS (4)
- RECICLAGEM (18)
- REFLEXÃO (11)
- REGRAS DE CONVIVÊNCIA (1)
- REUNIÃO DE PAIS (4)
- RUBEM ALVES (2)
- SACOLINHAS (1)
- SAPINHOS (8)
- SELINHOS (19)
- SENSORIAL (2)
- SONDAGEM (2)
- SUCATA (14)
- SUGESTÃO (1)
- TANGRAM (1)
- TÉCNICAS DE PINTURA (6)
- TEXTOS DIVERSOS (9)
- VISEIRA (2)
- VOLTA AS AULAS (6)
DEIXE UM RECADINHO...
“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”
(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)
(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)
MEUS FAVORITOS
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Saudades!!!Há 10 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
SITE PROTEGIDOHá 13 anos
-
-
-
Férias...Há 14 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
OS PROFESSORES FASCINANTES SE ATUALIZAM CONSTANTEMENTE E DESCOBREM FERRAMENTAS PEDAGOGOICAS CAPAZES DE PROVOCAR IMPACTOS EMOCIONAIS NOS ALUNOS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA.
SABEM QUE SUA MARCA É A PAIXÃO, A GARRA E O ENTUSIASMO.
Augusto Cury
SABEM QUE SUA MARCA É A PAIXÃO, A GARRA E O ENTUSIASMO.
Augusto Cury
“Todo conhecimento começa num sonho.
O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido,
em busca da terra sonhada.
Mas sonhar é coisa que não ensina.
Brota das profundezas da terra.
Como mestre só posso então te pedir uma coisa:
Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
Rubem Alves
O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido,
em busca da terra sonhada.
Mas sonhar é coisa que não ensina.
Brota das profundezas da terra.
Como mestre só posso então te pedir uma coisa:
Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
Rubem Alves
CURSOS 24 HORAS: NA ÁREA DE PEDAGOGIA
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Queridos visitantes e seguidores...
Olá! esse blog foi feito com o intuito de trocar idéias, informações,experiências, etc.Coloco aqui tudo que acho interessante e importante para a educação, principalmente Educação Infantil.
Muitas das atividades não são de minha autoria, por isso caso alguem tenha encontrado aqui atividades que são suas, por favor me comunique para que eu coloque os devidos creditos.
Beijinhos carinhosos!!!!!!!!
Muitas das atividades não são de minha autoria, por isso caso alguem tenha encontrado aqui atividades que são suas, por favor me comunique para que eu coloque os devidos creditos.
Beijinhos carinhosos!!!!!!!!
"É FUNDAMENTAL DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE O QUE SE DIZ E O QUE SE FAZ, DE TAL FORMA QUE, NUM DADO MOMENTO, A TUA FALA SEJA A TUA PRÁTICA." (PAULO FREIRE)
Quem sou eu
VISITINHAS!!!
SEGUIDORES
"Não escrevo para herois, más para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência.
Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente"
Augusto Cury
Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente"
Augusto Cury
ALGUMAS MANEIRAS DE FAZER ALGUÉM FELIZ
De um beijo. Um abraço.
Sugira um bom passeio. Um bom livro.Um bom filme, mesmo um bom programa de tv.
Peça desculpas.
Diga muito obrigado.Não tem importancia.
Más tente de alguma maneira fazer alguem feliz!!!!!!
(autor desconhecido)
Um passo em sua direção.
Aproxime-se, sem cerimônia.
Assente-se bem perto e deixe-se ficar,
Algum tempo ou muito tempo.
Não conte o tempo se der.
Sonhe o sonho sem duvidar.
Deixe o sorriso acontecer.
Olhe nos olhos, aponte um defeito com jeito.
Respeite uma lágrima.
Ouça uma história, ou muitas, com atenção.
Escreva uma carta. E mande.
Converse sério. Converse fiado.Conte uma piada.
Ache graça da piada.
Ajude a resolver um problema.
Pergunte como vai, que tem feito de bom,que há de novo
e preste atenção.Sugira um bom passeio. Um bom livro.Um bom filme, mesmo um bom programa de tv.
Peça desculpas.
Diga muito obrigado.Não tem importancia.
Más tente de alguma maneira fazer alguem feliz!!!!!!
(autor desconhecido)
CURSOS 24 HORAS NA ÁREA DE PEDAGOGIA
ESPAÇOS LEGAIS...
"Ninguém sabe tudo.Ninguém ignora tudo.Todos sabemos alguma coisa. Todos ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre.Não se pode falar de educação sem amor."
Paulo Freire
Paulo Freire
O QUE VOCÊ PODE FAZER PELO PLANETA HOJE? FIQUE LIGADINHO NESSSAS DICAS! ENTRE E CONFIRA!!!
"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,
QUE ME INQUIETA,
QUE ME INSERE NA BUSCA,
NÃO APRENDO E NEM ENSINO."
PAULO FREIRE
QUE ME INQUIETA,
QUE ME INSERE NA BUSCA,
NÃO APRENDO E NEM ENSINO."
PAULO FREIRE
SOU BLOGUEIRA SIM!!!
"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais... Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES
RUBEM ALVES
0 comentários:
Postar um comentário