domingo, 29 de agosto de 2010

Supere a reunião de pais sem perder a classe e nem engolir sapos...

Os bilhetes na agenda dele são o primeiro aviso de que o clima será tenso na próxima reunião na escola. Você tenta aparentar calma, mas fica difícil segurar o nervosismo ali no meio de tanta gente. Problema: mesmo sem querer, você acaba atrapalhando o encontro entre pais e professores. Os deslizes de comportamento vão desde a desatenção, como esquecer o celular ligado, até erros mais graves, como desacreditar o professor na frente de outros pais.




Para evitar que você enfrente constrangimentos e consiga superar todo o stress sem perder a calma, o MinhaVida foi conversar com uma psicopedagoga que entende tudo do assunto. Num bate-papo franco e sem meias palavras, Rita Capella, diretora da Escola Fractal-Lugar de Criança, revela o que é intolerável numa reunião de pais, sem deixar de fazer a crítica aos próprios professores que, como tudo mundo, às vezes também perdem os limites. Abaixo, aprenda a evitar oito situações que rendem vexames terríveis.



1. O pai que fica citando, em público, o problema pessoal do filho.

Por que é tão vergonhoso: o pai nunca deve expor o filho, ele não sabe o que os outros pensarão e pode acabar prejudicando a criança perante os outros pais. Além disso, a fragilidade que ele mostra pode não ser verídica.

De que outra forma o pai pode agir: o pai deve procurar a escola e marcar um atendimento individual da família com a coordenadora pedagógica se o problema estiver no aprendizado ou com a orientadora educacional, quando há dificuldades de comportamento ou emocionais.



2. O pai que chega atrasado e interrompe o professor a todo instante.

Por que tão vergonhoso: o pai deve esperar o professor acabar a sua explicação e deixar as perguntas para o final. Em geral, todas as dúvidas são solucionadas. Se o pai não faz isso com o professor, imagine o exemplo que o filho recebe em casa.

De que outra forma o pai pode agir: o pai deve fazer as perguntas no final da apresentação ou, em casos específicos, adiantar o assunto caso o professor vá mudar de tópico.



3. O pai que desafia o professor, contestando todas as informações que recebe.

Por que tão vergonhoso: o pai deve acreditar no projeto pedagógico da escola, do contrário por que estaria ali? Ao ficar contestando tudo o que ouve, o pai não permite que a apresentação flua e vai acabar prejudicando o seu próprio entendimento. Além de quebrar a harmonia e a sintonia na relação pai e professor.

De que outra forma o pai pode agir: o pai deve procurar a professora no final e explicar suas dúvidas. Na medida do possí¬vel, a professora responderá e, caso ainda existam pontos a esclarecer, o pai deve agendar um horário para ser atendido individualmente na escola.



4. O pai que fica provocando buchichos entre os outros enquanto o professor conduz a pauta.

Por que é vergonhoso: porque o pai está desrespeitando o professor, além de prejudicar a reunião.

De que outra forma o pai pode agir: o pai deve colocar seus pontos de vista de uma maneira construtiva ao final da exposição, mas sempre mantendo o bom senso. Acusações pessoais e o tom de fala exaltado não ajudam em nada a melhorar algum problema que, eventualmente, a criança venha enfrentando.



5. O pai que exige a presença do coordenador, desafiando a autoridade do professor.

Por que é vergonhoso: no momento que a escola julgar importante a presença do coordenador, será importante a participação. Caso contrário dificulta ainda mais aproximação da professora com a família e da professora com o aluno, que são os protagonistas desta história.

De que outra forma o pai pode agir: o pai deve agendar um atendimento com a coordenadora quando precisar falar com ela. Mas não achar que a coordenadora representa uma ameaça ao professor.



6. O pai que não desliga o celular e fica entrando e saindo o tempo todo.

Por que é vergonhoso: se o pai se dispõe a participar da reunião, ele deve estar interessado no que tem a ouvir. Se o pai fica com a atenção dividida, provavelmente não entenderá a essência do que está sendo exposto. Neste caso, será melhor resolver suas questões antes de voltar para a sala da reunião.

De que outra forma o pai pode agir: desligando o celular.



7. O pai que leva uma criança junto, sem que isso tenha sido autorizado.

Por que é vergonhoso: porque será inevitável a interrupção da criança no grupo, desviando a atenção do próprio pai. Portanto, esta reunião não acontecerá de maneira linear e objetiva.

De que outra forma o pai pode agir: o pai deve deixar a criança com alguém antes da reunião. Se a família não tem ninguém para cuidar da criança, o pai deve solicitar à escola que disponibilize um profissional para atendê-la. Algumas escolas oferecem este serviço, que é cobrado por hora.



8. O pai que não acredita nas reclamações do professor quanto ao desempenho/comportamento do filho.

Por que é vergonhoso: o professor não deve reclamar do aluno numa reunião escolar. Assuntos relativos ao desempenho e ao comportamento de cada aluno devem ser esclarecidos individualmente.

De que outra forma o pai pode agir: primeiramente, nenhuma escola pode afirmar ou diagnosticar severamente nenhum aluno. Tudo deve ser tratado com muito respeito e carinho porque se trata de um filho acima de qualquer coisa, justamente para evitar confrontos com a família. Além disso, deve ser conversado bastante seja com o professor presente ou não (casos onde não há simpatia do pai pelo professor). Com o diálogo, sempre há o favorecimento de ambos.



FONTE: http://www.minhavida.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?