BEM VINDOS
"EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA
E COLHER COM PACIÊNCIA"
Augusto Cury
E COLHER COM PACIÊNCIA"
Augusto Cury
ARQUIVO DO BLOG
- 07 DE SETEMBRO (3)
- AGARRADINHOS (3)
- ÁLBUM (1)
- ALFABETIZAÇÃO (16)
- ALFABETO (11)
- ANIMAIS (5)
- ANIMAIS DE GARRAFA PET (1)
- ARCA DE NOÉ (1)
- ARTE C/ PALITOS (5)
- ARTE COM AS MÃOS (3)
- ARTE. (1)
- ATIVIDADES PARA IMPRIMIR (1)
- AVENTAL DE HISTÓRIAS (2)
- BERÇARIO (3)
- BEXIGAS (1)
- BLOQUINHOS DE ANOTAÇÕES EM E.V.A (1)
- BORDAS PEDAGOGICAS (1)
- BRINCADEIRAS (1)
- CADERNO DE CASA (1)
- CADERNOS DECORADOS (6)
- CAIXAS DECORADAS (1)
- CALENDÁRIO (2)
- CAMPANHAS (1)
- CANTINHO DE LEITURA (1)
- CAPAS DE ATIVIDADES (2)
- CAPAS DE CADERNOS (3)
- CARINHAS (3)
- CARNAVAL (4)
- CARTAZES P/ DECORAÇÃO DE SALA (5)
- CHAMADA VIVA (1)
- COMBATE A DENGUE (1)
- COMO FAZER: (1)
- CONTANDO HISTÓRIAS (2)
- COORDENAÇÃO MOTORA (2)
- COPA DO MUNDO (2)
- CORES (2)
- CRACHÁS (4)
- CRIATIVIDADE (5)
- CRIATIVIDADE COM CD (2)
- CURSOS 24 HORAS NA ÁREA DE PEDAGOGIA (1)
- DATAS COME.FEVEREIRO (1)
- DATAS COMEM. SETEMBRO (3)
- DATAS COMEM.ABRIL (2)
- DATAS COMEM.AGOSTO (4)
- DATAS COMEM.DEZEMBRO (1)
- DATAS COMEM.JANEIRO (1)
- DATAS COMEM.JULHO (1)
- DATAS COMEM.JUNHO (6)
- DATAS COMEM.MAIO (2)
- DATAS COMEM.MARÇO (2)
- DATAS COMEM.NOVEMBRO (1)
- DATAS COMEM.OUTUBRO (1)
- DECORAÇÃO (7)
- DECORAÇÃO DE PORTAS (2)
- DESENHOS P/ COLORIR-NATAL (3)
- DESENHOS P/ COLORIR(TURMA DA MÔNICA) (9)
- DESENHOS PARA COLORIR (9)
- DIA DA ARVORE (2)
- DIA DA BANDEIRA (1)
- DIA DA PÁTRIA (2)
- DIA DAS BRUXAS (3)
- DIA DAS CRIANÇAS (7)
- DIA DAS MÃES (5)
- DIA DO AMIGO (1)
- DIA DO CIRCO (2)
- DIA DO ESTUDANTE (1)
- DIA DO INDIO (1)
- DIA DO LIVRO (3)
- DIA DO PROFESSOR (2)
- DIA DOS PAIS (13)
- DICAS (1)
- DICAS P/ O PROFESSOR (1)
- DINÂMICAS (9)
- DIREITO DAS CRIANÇAS (1)
- DITADO (1)
- DOBRADURAS (4)
- E.V.A COM MOLDES (8)
- E.V.A. (31)
- ENFEITES (1)
- ESCOLA. (1)
- EXPOSIÇÃO (1)
- FAÇA VOCÊ MESMO (1)
- FANTOCHES (1)
- FÉRIAS (1)
- FESTA JUNINA (13)
- FICHAS (1)
- FIGURAS GEOMÉTRICAS (1)
- FLORES (8)
- FOLCLORE (8)
- FORMAÇÃO (6)
- FORMAS E TEXTURAS (3)
- FORMAS GEOMÉTRICAS (1)
- FORMATURA (1)
- FRASES E CITAÇÕES (8)
- GARRAFA PET (3)
- GÊNEROS TEXTUAIS (1)
- GUIRLANDAS (5)
- HIGIENE (1)
- IÇAMI TIBA (5)
- IDEIAS (23)
- IDÉIAS (3)
- LATINHAS DECORADAS (4)
- LEITURA (1)
- LEMBRANCINHAS (18)
- LETRAS DE MÚSICAS (1)
- LITERATURA INFANTIL (1)
- LUIS F. VERISSIMO (2)
- LUVAS (1)
- MÁSCARAS (1)
- MASCARAS. (1)
- MATEMÁTICA (3)
- MEIO AMBIENTE (9)
- MENSAGEM (15)
- MENSAGENS DE ENCERRAMENTO (2)
- MENSAGENS P/ O PROFESSOR (12)
- MENSAGENS P/ OS PAIS (6)
- METODO FÔNICO (1)
- MÓBILE (1)
- MÓBILES (1)
- MOLDES (4)
- MURAL (4)
- MÚSICAS (1)
- NATAL (36)
- NUMERAIS (8)
- OFICINA (1)
- ORDEM ALFABÉTICA (1)
- ORGULHO DE SER PROFESSORA (1)
- OS SENTIDOS (1)
- PAINEL (4)
- PARA COLAR NA AGENDA (2)
- PARA COLAR NO CADERNO (3)
- PARA IMPRIMIR E COLORIR (3)
- PÁSCOA (16)
- PASSATEMPOS (1)
- PASSO A PASSO (3)
- PAULO FREIRE (3)
- PIOLHOS (1)
- PLANEJAMENTO (4)
- PLANEJAMENTO ANUAL (1)
- PLAQUINHAS (1)
- POTES DECORADOS (3)
- PRENDEDORES (1)
- primavera (11)
- PROJETO VINICIUS DE MORAIS (1)
- PROJETOS (4)
- RECICLAGEM (18)
- REFLEXÃO (11)
- REGRAS DE CONVIVÊNCIA (1)
- REUNIÃO DE PAIS (4)
- RUBEM ALVES (2)
- SACOLINHAS (1)
- SAPINHOS (8)
- SELINHOS (19)
- SENSORIAL (2)
- SONDAGEM (2)
- SUCATA (14)
- SUGESTÃO (1)
- TANGRAM (1)
- TÉCNICAS DE PINTURA (6)
- TEXTOS DIVERSOS (9)
- VISEIRA (2)
- VOLTA AS AULAS (6)
DEIXE UM RECADINHO...
“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”
(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)
(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)
MEUS FAVORITOS
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Estou voltando!!!Há 8 anos
-
Quadrinho de PortaHá 8 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
SITE PROTEGIDOHá 13 anos
-
-
-
Férias...Há 13 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
OS PROFESSORES FASCINANTES SE ATUALIZAM CONSTANTEMENTE E DESCOBREM FERRAMENTAS PEDAGOGOICAS CAPAZES DE PROVOCAR IMPACTOS EMOCIONAIS NOS ALUNOS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA.
SABEM QUE SUA MARCA É A PAIXÃO, A GARRA E O ENTUSIASMO.
Augusto Cury
SABEM QUE SUA MARCA É A PAIXÃO, A GARRA E O ENTUSIASMO.
Augusto Cury
“Todo conhecimento começa num sonho.
O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido,
em busca da terra sonhada.
Mas sonhar é coisa que não ensina.
Brota das profundezas da terra.
Como mestre só posso então te pedir uma coisa:
Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
Rubem Alves
O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido,
em busca da terra sonhada.
Mas sonhar é coisa que não ensina.
Brota das profundezas da terra.
Como mestre só posso então te pedir uma coisa:
Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
Rubem Alves
CURSOS 24 HORAS: NA ÁREA DE PEDAGOGIA
domingo, 29 de agosto de 2010
LINGUAGEM TATIBITATE
"[...] Linguagem tatibitate - É um distúrbio (e também de fonação) em que se conserva voluntariamente a linguagem infantil. Geralmente tem causa emocional e pode resultar em problemas psicológicos para a criança [...]"
A partir do exposto acima é possível compreender de uma maneira simples o significado da linguagem tatibitate.Pense na fala da uma criança no processo inicial da linguagem falada.Quem nunca achou uma gracinha quando a criança diz “qué aca” ou “paca pota” ou ainda “dedê té pincá”?Lindinho mesmo, não é? Traduzindo a fala fica assim: “quero água”...”faca corta”.....”nenê quer brincar”.O que ocorre na linguagem tatibitate é exatamente isso, a fala infantilizada que, infelizmente, é reforçada com a repetição daquele que já se apropriou do modo correto de falar, seja no grupo familiar ou social. Normalmente repete-se o que a criança diz no mesmo modo, o que faz com que ela vá perdendo oportunidades de aprender a pronúncia correta das palavras.A criança relaciona, por exemplo, algumas palavras a verbos conjugados no passado. Quando ela diz “trazi” ou “fazi” está associando a “comi”, “bebi” etc.Não está errada a maneira como ela fala, está sim, precisando ouvir a maneira correta de se pronunciar as palavras.Deve-se evitar corrigi-la aos gritos, porque a criança não tem culpa de ainda não ter aprendido a falar, e menos ainda se aos 9 anos ela ainda fala como um bebê. Às vezes a mamãe não quer que o bebê cresça, e ela é a pessoa que está mais próxima dele exercendo grande influência na sua vida.Ao invés de falar da mesma forma que as crianças deve-se repeti-las corretamente.Quando a criança diz “qué aca” é necessário responder com boa articulação e de preferência, que ela possa visualizar o movimento bucal. Pode-se perguntar a ela: “Você quer água?” ou “É verdade, a faca corta.” ou ainda “Você quer brincar?”É fundamental que todos os envolvidos no processo de desenvolvimento da criança (família, parentes, escola etc.), estejam atentos a isso.Realmente quando a criança começa a falar é bonitinho, mas o “bonitinho” pode gerar sérios problemas.Na fase da alfabetização, por exemplo, poderá ocorrer a manifestação do distúrbio também na escrita, na leitura e deve ser corrigido com delicadeza.Pelo fato de haver a possibilidade de o distúrbio ter como uma das causas interferência do aspecto emocional deve-se encaminhar o caso a um psicólogo.Deve-se também encaminhar a um fonoaudiólogo para correção fonética. Vale ressaltar que esse distúrbio pode causar problemas de aprendizagem, portanto um psicopedagogo poderá auxiliar. É uma situação que deve, como tantas outras, ser bem compreendida e merece atenção e cuidado.Atenção! No início pode ser visto como característica normal da linguagem, porém se perseverar ao longo do tempo é necessário que haja avaliação de especialistas. Lembre-se: Pais e Educadores são modelos para as crianças.
ALGUMAS SUGESTÕES PARA PAIS E EDUCADORES AUXILIAREM A CRIANÇA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM (Redação Crescer)
- Promova o diálogo
- Aproveite situações do cotidiano para ouvir o que seu filho está falando e conversar com ele apresentando o nome das coisas. Assim, as palavras ganham significado e são gravadas com mais facilidade.
- Na hora das refeições, fale do prato, da colher, das cores e consistência dos alimentos.
- Aproveite o banho para nomear as partes do corpo e narrar as ações que a criança estiver fazendo: pegar o sabonete, a esponja, jogar água, esfregar a perna.
- Faça comentários sobre a forma e a textura dos brinquedos.
- Conte algo do dia com detalhes interessantes para a criança: o momento em que a vovó telefonou, uma coisa que você viu na rua.
- Leia e conte histórias.
- Ouçam e cantem juntos músicas e historinhas infantis.
Referência:
FONSECA, Vitor - Escola. Quem és tu? Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
ASSUNÇÃO, Elisabete da. COELHO, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem. São Paulo, SP: Editora Ática, 2002.
http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/
http://revistacrescer.globo.com/
FONTE: http://www.psicopedagoclieduc.blogspot.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Queridos visitantes e seguidores...
Olá! esse blog foi feito com o intuito de trocar idéias, informações,experiências, etc.Coloco aqui tudo que acho interessante e importante para a educação, principalmente Educação Infantil.
Muitas das atividades não são de minha autoria, por isso caso alguem tenha encontrado aqui atividades que são suas, por favor me comunique para que eu coloque os devidos creditos.
Beijinhos carinhosos!!!!!!!!
Muitas das atividades não são de minha autoria, por isso caso alguem tenha encontrado aqui atividades que são suas, por favor me comunique para que eu coloque os devidos creditos.
Beijinhos carinhosos!!!!!!!!
"É FUNDAMENTAL DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE O QUE SE DIZ E O QUE SE FAZ, DE TAL FORMA QUE, NUM DADO MOMENTO, A TUA FALA SEJA A TUA PRÁTICA." (PAULO FREIRE)
Quem sou eu
VISITINHAS!!!
SEGUIDORES
"Não escrevo para herois, más para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência.
Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente"
Augusto Cury
Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente"
Augusto Cury
ALGUMAS MANEIRAS DE FAZER ALGUÉM FELIZ
De um beijo. Um abraço.
Sugira um bom passeio. Um bom livro.Um bom filme, mesmo um bom programa de tv.
Peça desculpas.
Diga muito obrigado.Não tem importancia.
Más tente de alguma maneira fazer alguem feliz!!!!!!
(autor desconhecido)
Um passo em sua direção.
Aproxime-se, sem cerimônia.
Assente-se bem perto e deixe-se ficar,
Algum tempo ou muito tempo.
Não conte o tempo se der.
Sonhe o sonho sem duvidar.
Deixe o sorriso acontecer.
Olhe nos olhos, aponte um defeito com jeito.
Respeite uma lágrima.
Ouça uma história, ou muitas, com atenção.
Escreva uma carta. E mande.
Converse sério. Converse fiado.Conte uma piada.
Ache graça da piada.
Ajude a resolver um problema.
Pergunte como vai, que tem feito de bom,que há de novo
e preste atenção.Sugira um bom passeio. Um bom livro.Um bom filme, mesmo um bom programa de tv.
Peça desculpas.
Diga muito obrigado.Não tem importancia.
Más tente de alguma maneira fazer alguem feliz!!!!!!
(autor desconhecido)
CURSOS 24 HORAS NA ÁREA DE PEDAGOGIA
ESPAÇOS LEGAIS...
"Ninguém sabe tudo.Ninguém ignora tudo.Todos sabemos alguma coisa. Todos ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre.Não se pode falar de educação sem amor."
Paulo Freire
Paulo Freire
O QUE VOCÊ PODE FAZER PELO PLANETA HOJE? FIQUE LIGADINHO NESSSAS DICAS! ENTRE E CONFIRA!!!
"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,
QUE ME INQUIETA,
QUE ME INSERE NA BUSCA,
NÃO APRENDO E NEM ENSINO."
PAULO FREIRE
QUE ME INQUIETA,
QUE ME INSERE NA BUSCA,
NÃO APRENDO E NEM ENSINO."
PAULO FREIRE
SOU BLOGUEIRA SIM!!!
"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais... Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES
RUBEM ALVES
0 comentários:
Postar um comentário