quarta-feira, 20 de julho de 2011


Fiz esse projeto para utilizar no meu estágio no Ensino Fundamental


PROJETO



TITULO: Identidade
TURMA: 1°ano/tarde
DURAÇÃO: 10 dias


JUSTIFICATIVA:
Este projeto foi realizado com intuito de conhecer melhor os alunos,sua história de vida, seus gostos e costumes, reconhecendo-se como parte da sociedade, que se relaciona com outros seres, identificando, analisando e respeitando as diferenças, características e valores no ambiente que está inserido,como também conhecer e explorar as partes do seu corpo, adquirindo noções de cuidado e higiene com o mesmo, valorizando seu corpo, sua saúde , sua vida.


OBJETIVO GERAL:
Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo que faz parte de um grupo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Conhecer a sua história e a dos colegas;
-Incentivar a observação e o respeito pelas igualdades e diferenças no grupo;
- Elevar auto estima:
-Respeitar as regras de convivência do grupo;
-Aprender a cuidar e respeitar seu corpo como forma de manter a saúde.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente da família. Um ambiente repleto de interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, que promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade e do coletivo, favorece a estruturação da identidade,bem como de uma auto imagem positiva.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Linguagem:
Leitura (por parte do professor,uma vez que os alunos ainda não são alfabetizados).
Construção de pequenas palavras, enfatizando o nome das letras.
Matemática:
Números de 0 á 10;
Altura, peso,idade;
Ciências:
Partes do corpo;
Higiene e saúde;
Cuidado com o meio ambiente.
História e geografia:
Árvore genealógica;
Família;
Movimento:
Brincadeiras e dinâmicas.


METODOLOGIA:
Roda da conversa; confecção de murais e cartazes; recorte e colagens de gravuras,
Literatura infantil; dinâmicas,desenho livres; atividades orais e escritas; construção de gráficos sobre a idade,peso, altura.


RECURSOS UTILIZADOS:
Revistas, fotos, espelho,papéis diversos, livros,alfabeto móvel,folhas de sulfite,etc.


AVALIAÇÃO:
Será realizada de forma contínua, através da observação do comportamento e participação do aluno, o seu relacionamento com os colegas e professores nas atividades propostas.


REFERÊNCIAS:
ULBRA: Didática: organização do trabalho pedagógico( Luciana Peixoto Cordeiro)
p. 130 á 139.
Http://revistaescola.abril.com.br



PRÁTICA DOCENTE


1° dia- Roda da conversa (Quem sou eu? Qual é o seu nome, a sua idade,etc.)

Desenho em folha: “Eu sou assim!”( Cada criança desenha o seu auto retrato para expor no mural.)
2° dia- Confecção de crachás com nomes dos alunos.
Trabalho com o alfabeto móvel( As crianças utilizando os crachás,formaram o seu nome com as letras móveis).
Atividade de pesquisa para casa com os seguintes dados:
Nome completo, nome do pai e da mãe, avós paternos e maternos, irmãos, data de nascimento, altura, peso.
3° dia- Roda da conversa com o tema da pesquisa anterior;
Montagem da árvore genealógica de cada criança;
Confecção de quadro gráfico com a idade, peso, altura de cada aluno.
4°dia- Dinâmicas das emoções:
Cada criança confeccionou uma ficha com seu nome,em seguida, o professor propõe a organização de um cartaz de rostinhos com diferentes carinhas e expressões: triste, feliz, bravo,cansado, chateado, para ser utilizado diariamente de acordo com as emoções das crianças.
Atividade de pintura: Pintar o desenho do seu brinquedo, comida, time preferidos.
5° dia- Atividade de pintura: “ Eu sou assim!”
Recorte de figuras de pessoas em jornais e revistas para montagem e colagem no mural, enfatizando as partes do nosso corpo e o cuidado que devemos ter com o mesmo.
6° dia- Dinâmica do espelho:
Dentro de uma caixa de sapatos, coloca-se um espelho,a caixa vai passando de aluno a aluno na roda para eles verem o que existe dentro da caixa.A professora vai orientando que o que cada um vê não pode falar pra ninguém e que é o ser mais precioso que existe, o que tem na caixa é único e especial.
A dinâmica termina quando todos viram o que tem dentro da caixa.


Leitura do texto: Identidade ( Pedro Bandeira)
Às vezes nem eu mesmo
sei quem sou.
Às vezes sou
“o meu queridinho”.
Às vezes sou
moleque malcriado.
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
herói voador,
caubói lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
sou mosca também, que voa e se esconde
de medo e vergonha.
Às vezes
eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
peito de aço,
goleador.
Mas que importa
O que pensam de mim?
Eu sou eu,
sou assim,
sou menino.
Pedro Bandeira
Roda da conversa sobre o texto.
7° dia- Atividade com espelho grande afixado na parede.
Estimulando a criança a olhar atentamente a própria imagem. Solicitando que eles toquem diferentes partes do corpo sugerindo brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços,com o intuito da observação do seu próprio corpo.
8° dia- Conhecendo o outro: Cada criança escolhe um colega e em duplas um desenha o corpo do outro numa folha de papel Kraft deitados no chão,em seguida montagem de um mural.
Roda da conversa sobre as partes do corpo e o cuidado que devemos ter para mantermos a saúde.
9° dia- Dinâmicas das cores:São distribuídos cartões coloridos de acordo com número de crianças e ao sinal do professor, os alunos que tem o cartão com a mesma cor do colega se sentarão juntos para realizar as atividades.
10° dia- Hora da história:
Maria Vai com as Outras
Sylvia Orthof
Era uma vez uma ovelha chamada Maria. Onde as outras ovelhas iam, Maria ia também. As ovelhas iam para baixo Maria ia também. As ovelhas iam para cima, Maria ia também.
Um dia, todas as ovelhas foram para o Pólo Sul. Maria foi também. E atchim! Maria ia sempre com as outras.
Depois todas as ovelhas foram para o deserto. Maria foi também.
- Ai que lugar quente! As ovelhas tiveram insolação. Maria teve insolação também. Uf! Uf! Puf!
Maria ia sempre com as outras.
Um dia, todas as ovelhas resolveram comer salada de jiló.
Maria detestava jiló. Mas, como todas as ovelhas comiam jiló, Maria comia também. Que horror!
Foi quando de repente, Maria pensou:
“Se eu não gosto de jiló, por que é que eu tenho que comer salada de jiló?”
Maria pensou, suspirou, mas continuou fazendo o que as outras faziam.
Até que as ovelhas resolveram pular do alto do Corcovado pra dentro da lagoa. Todas as ovelhas pularam.
Pulava uma ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra, quebrava o pé e chorava: mé! Pulava outra ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra e chorava: mé!
E assim quarenta duas ovelhas pularam, quebraram o pé, chorando mé, mé, mé! Chegou a vez de Maria pular. Ela deu uma requebrada, entrou num restaurante comeu, uma feijoada.
Agora, mé, Maria vai para onde caminha seu pé.
*Roda da conversa
*Pintura do desenho: Nós somos felizes!!!!!!












0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?