sexta-feira, 13 de maio de 2011




SuperNanny é um reality show que os pais deveriam ter o hábito de assistir. E acreditem, professores também!

Existem alguns métodos utilizados pela SuperNanny quem tem muita utilidade em sala de aula.



INCENTIVANDO...



Todo início de ano os professores constrõem com as crianças as regras da sala. Depois de um tempo alguns acabam esquecendo de seguir estas regrinhas, e o educador acaba passando a maior parte do tempo "dando babada" na turma.



Durante todo o ano as regras devem ficar expostas na sala, sugiro que aluno possua, no crachá ou agenda escolar, uma ficha (fig.1), onde constam alguns itens que a criança deve seguir: capricho, comportamento, tarefas de casa e da escola. A cada item realizado, preenche-se com um OK. A periodicidade do preenchimento depende de você: diária, semanal, quinzenal ou mensal. Eu fazia diariamente, a cartela durava uma semana. Ao final da semana premiava quem possuía a cartela totalmente preenchida, a recompensa ou prêmio era ser ajudante durante toda a semana, caso existissem muitas crianças com tudo ok, dividia as tarefas. É extremamente importante recompensar a criança de alguma forma, e não esquecer dos elogios, a recompensa social é muito importante.



Fig.1



Caso você possua alguma criança com desvio de conduta, faça uma tabela diferenciada com os comportamentos que ela deve seguir, exemplo: permanecer sentada durante as tarefas, ser educado com os colegas e funcionários, prestar atenção durante as atividades, etc.



PARANDO PARA PENSAR...



A super babá possui um método chamado "cantinho da disciplina". Você pode pensar! Como vou usar isto em sala de aula? Os pais podem não gostar!! Tudo depende da maneira que você vai realizar isto! Com jeitinho tudo se ajeita, não é?!



Combine com as crianças um método para que elas saibam que estão realizando um comportamento inadequado, e que pode levá-las ao "cantinho da disciplina". o método 1, 2, 3 e bastante adequado. Este método, criado por Thomas W. Phelan e Sarah Jane Schonour, consiste em chegar até a criança que você quer que pare com determinado comportamento (ex.:provocar colegas), olhá-la seriamente nos olhos e contar 1, caso a criança não pare parta para o 2 e caso ainda insista vá para o 3 e, imediatamente, peça que ela sente em um canto da sala. Avise-a que ela permanecerá pelo tempo de x minutos (1 minuto para cada ano de idade). Não a coloque de costas para a turma ou peça que abaixe a cabeça, isto caracteriza humilhação, mas lembre-se de colocá-la em um canto que não tenha estímulos (jogos, revistas, etc.). Afinal ela precisa pensar no que fez. Comece a cronometrar somente quando a criança for até o local determinado. Ah, sempre faça cara de paisagem, isto demonstra que você está no controle, geralmente funciona. Nada de alterar a voz!

Não dê lição de moral ou faça um discurso, não adianta! Converse com a criança após ela cumprir o tempo no "cantinho", questione se ela entendeu o que fez e porque ficou sentada. Faça ela pedir desculpa, caso ela tenha entendido, um abraço não é nada mal! rs Lembre-se de aplicar este método quando a coisa for séria, nada de exagerar e colocar a criança no cantinho por qualquer motivo. Muitas vezes uma simples advertência resolve.

Quer conhecer o método 1, 2, 3, a fundo? Vale a pena adquirir o livro, clique aqui e saiba mais.



NADA COMO UMA BOA ROTINA...



Crianças geralmente são ansiosas, então nada melhor do que estabelecer uma rotina. Tenha o hábito que anotar de um lado do quadro, o que acontecerá no dia. Assim as crianças ficam mais tranquilas e mais propensas a cumprir suas tarefas.

Algumas crianças precisarão de uma rotina mais específica, anote na agenda todos os passos que ela deve seguir e juntamente risque os que já foi realizado. De início não exagere nas tarefas, pois a criança pode se recusar a fazê-las por achar que não conseguirá vencê-las.



CONCLUINDO...



Faz três anos que aplico estes métodos, e no geral, funcionam que é uma beleza. Mas tenha em mente que cada caso é um caso, e muitas vezes o problema está além da sala de aula. Nunca tive problemas com os pais, basta transparecer sua afeição e interesse no bem-estar das crianças.



Até a próxima!



Para saber mais:

Blog da SuperNanny



0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?