Manter um aluno por dois, três anos é relativamente fácil, com as dificuldades de se mudar de escola: o estudante tem de adaptar-se a um currículo totalmente novo, novas regras, etc.
O problema é que essa tática não garante que os parentes daquele aluno se matriculem ali. E tratando-se de ensino superior, vai frustrar o aluno, que não se sentirá preparado para sua profissão, e também não vai indicar a nenhum amigo ou conhecido a essa instituição.
Um dos grandes desafios das escolas hoje é tornar seus alunos fãs, para que eles permaneçam na instituição e tragam novos estudantes. Veja algumas dicas:
1.Seja fonte de novas idéias: todos seus alunos estão preocupados, em graus diferentes, com o futuro, com a maneira pela qual o mundo funciona. Apóie seus alunos nesse sentido, dando-lhes informações sobre o cotidiano que não estão no currículo. A escola também pode realizar palestras e bate-papos com profissionais de sucesso, futurólogos, economistas, etc.
2.Demonstre que você tem o conhecimento: o conhecimento que seus alunos esperam, muitas vezes, não é aquele que o professor passa na sala de aula. Que tal fornecer-lhes instruções básicas de economia, marketing pessoal e outros assuntos necessários para sobreviver lá fora? Desenvolva rápidos livrinhos sobre esses temas e distribua a seus alunos.
3.Transmita a imagem correta: se você quer que sua instituição de ensino seja reconhecida como a melhor da região, então faça com que tudo à sua volta reforce essa imagem. Não é necessário contratar um decorador e cobrir seu escritório com tapetes e quadros caros,
4.Conheça o aluno: não assuma que você entende os anseios e as necessidades de todos os alunos. Cada bairro da cidade, cada classe social produz pessoas es.com necessidades e visões diferentes. Dentro de cada bairro, cada família possui suas peculiariedades. E dentro de cada família, cada pessoa tem seu modo único de pensar. Muitos colégios erram ao se apoiar em estudos referentes ao "aluno brasileiro médio". Ora, trabalhar com a média vai fazer, no máximo, que você crie uma escola igual às outras. Gaste algum tempo entendendo a comunidade que você quer atingir.
5.Demonstre que você está aprendendo constantemente: esse é um componente chave para garantir o relacionamento escola-aluno. Para que um estudante sinta-se confortável com o passar do tempo, você deve mostrar que está constantemente aprendendo, tornando-se mais atual, útil e competente. Ficar estagnado é fatal para qualquer instituição.
6.Comunique-se claramente: manter um entendimento claro e cristalino com seus alunos é mais importante do que nunca. Cuidado com aquelas circulares cheias de termos técnicos. Algumas são escritas de uma maneira que só confunde os alunos e pais. Esqueça, portanto, as "atividades de campo interativas para observação da variedade da fauna nacional no Bosque e Jardim Botânico Municipal Memorial Etelvina Montes Farberbara.". Escreva "visita ao Jardim Botânico".
7.Seja acessível: mantenha suas portas abertas, esteja sempre pronto para falar com seus alunos. A grande maioria não abusa dessa facilidade de acesso, embora eles se sintam mais seguros ao saber que podem contatá-lo sempre que precisarem. Diminua a burocracia entre a direção e os alunos.
8.Ouça: deixe o aluno falar e você vai acabar descobrindo exatamente o que ele deseja para que suas aulas e sua escola sejam ainda melhores. Somente quando você tem uma imagem bem clara dos motivos e preocupações dos estudantes é que você pode montar uma escola específica para aquela realidade.
9.Pense como o estudante: foque no que agradou a você como aluno, quando você sentava do outro lado da sala, bem como as coisas que fizeram você trocar de escola ou faculdade. Assegure-se de praticar a primeira parte, e evitar a segunda. E resista à tendência comum de achar que o que é bom para a sua escola é automaticamente bom para os alunos. Não é, mas o inverso é verdadeiro: o que é bom para seus alunos, no final das contas, vai ser bom para sua instituição. Pense nessas leis sempre que for aprovar algo para sua instituição. Aquela nova ação vai tornar o estudo melhor, mais fácil ou agradável?
10.Nunca decida o que um aluno quer: os estudantes querem conselhos, dicas, sugestões e não conclusões o tempo todo. Então ofereça opções e alternativas. Ensine-os a pensar e analisar. Existe um espaço para verdades absolutas na escola (2 + 2 =4), mas ele não deve ser dominante no relacionamento com os alunos. Trabalhe para criar um cenário que permita ao aluno decidir, apontando aspectos positivos e negativos de algumas situações. Você estará desenvolvendo características que serão muito úteis para eles mais tarde.
11.Torne-se paranóico: Andy Grove, presidente da companhia de peças de computador Intel, sugere que seu sucesso é resultado direto de sua paranóia. É a paranóia que o mantém engajado, atento e fazendo perguntas.
12.Se você não pode ajudar o aluno, seja honesto: a prova do profissionalismo é dizer não. Não existe maneira de uma escola (ou professor) ser capaz de fazer mentindo.
Créditos:Revista Profissão Mestre
BEM VINDOS
"EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA
E COLHER COM PACIÊNCIA"
Augusto Cury
E COLHER COM PACIÊNCIA"
Augusto Cury
ARQUIVO DO BLOG
- 07 DE SETEMBRO (3)
- AGARRADINHOS (3)
- ÁLBUM (1)
- ALFABETIZAÇÃO (16)
- ALFABETO (11)
- ANIMAIS (5)
- ANIMAIS DE GARRAFA PET (1)
- ARCA DE NOÉ (1)
- ARTE C/ PALITOS (5)
- ARTE COM AS MÃOS (3)
- ARTE. (1)
- ATIVIDADES PARA IMPRIMIR (1)
- AVENTAL DE HISTÓRIAS (2)
- BERÇARIO (3)
- BEXIGAS (1)
- BLOQUINHOS DE ANOTAÇÕES EM E.V.A (1)
- BORDAS PEDAGOGICAS (1)
- BRINCADEIRAS (1)
- CADERNO DE CASA (1)
- CADERNOS DECORADOS (6)
- CAIXAS DECORADAS (1)
- CALENDÁRIO (2)
- CAMPANHAS (1)
- CANTINHO DE LEITURA (1)
- CAPAS DE ATIVIDADES (2)
- CAPAS DE CADERNOS (3)
- CARINHAS (3)
- CARNAVAL (4)
- CARTAZES P/ DECORAÇÃO DE SALA (5)
- CHAMADA VIVA (1)
- COMBATE A DENGUE (1)
- COMO FAZER: (1)
- CONTANDO HISTÓRIAS (2)
- COORDENAÇÃO MOTORA (2)
- COPA DO MUNDO (2)
- CORES (2)
- CRACHÁS (4)
- CRIATIVIDADE (5)
- CRIATIVIDADE COM CD (2)
- CURSOS 24 HORAS NA ÁREA DE PEDAGOGIA (1)
- DATAS COME.FEVEREIRO (1)
- DATAS COMEM. SETEMBRO (3)
- DATAS COMEM.ABRIL (2)
- DATAS COMEM.AGOSTO (4)
- DATAS COMEM.DEZEMBRO (1)
- DATAS COMEM.JANEIRO (1)
- DATAS COMEM.JULHO (1)
- DATAS COMEM.JUNHO (6)
- DATAS COMEM.MAIO (2)
- DATAS COMEM.MARÇO (2)
- DATAS COMEM.NOVEMBRO (1)
- DATAS COMEM.OUTUBRO (1)
- DECORAÇÃO (7)
- DECORAÇÃO DE PORTAS (2)
- DESENHOS P/ COLORIR-NATAL (3)
- DESENHOS P/ COLORIR(TURMA DA MÔNICA) (9)
- DESENHOS PARA COLORIR (9)
- DIA DA ARVORE (2)
- DIA DA BANDEIRA (1)
- DIA DA PÁTRIA (2)
- DIA DAS BRUXAS (3)
- DIA DAS CRIANÇAS (7)
- DIA DAS MÃES (5)
- DIA DO AMIGO (1)
- DIA DO CIRCO (2)
- DIA DO ESTUDANTE (1)
- DIA DO INDIO (1)
- DIA DO LIVRO (3)
- DIA DO PROFESSOR (2)
- DIA DOS PAIS (13)
- DICAS (1)
- DICAS P/ O PROFESSOR (1)
- DINÂMICAS (9)
- DIREITO DAS CRIANÇAS (1)
- DITADO (1)
- DOBRADURAS (4)
- E.V.A COM MOLDES (8)
- E.V.A. (31)
- ENFEITES (1)
- ESCOLA. (1)
- EXPOSIÇÃO (1)
- FAÇA VOCÊ MESMO (1)
- FANTOCHES (1)
- FÉRIAS (1)
- FESTA JUNINA (13)
- FICHAS (1)
- FIGURAS GEOMÉTRICAS (1)
- FLORES (8)
- FOLCLORE (8)
- FORMAÇÃO (6)
- FORMAS E TEXTURAS (3)
- FORMAS GEOMÉTRICAS (1)
- FORMATURA (1)
- FRASES E CITAÇÕES (8)
- GARRAFA PET (3)
- GÊNEROS TEXTUAIS (1)
- GUIRLANDAS (5)
- HIGIENE (1)
- IÇAMI TIBA (5)
- IDEIAS (23)
- IDÉIAS (3)
- LATINHAS DECORADAS (4)
- LEITURA (1)
- LEMBRANCINHAS (18)
- LETRAS DE MÚSICAS (1)
- LITERATURA INFANTIL (1)
- LUIS F. VERISSIMO (2)
- LUVAS (1)
- MÁSCARAS (1)
- MASCARAS. (1)
- MATEMÁTICA (3)
- MEIO AMBIENTE (9)
- MENSAGEM (15)
- MENSAGENS DE ENCERRAMENTO (2)
- MENSAGENS P/ O PROFESSOR (12)
- MENSAGENS P/ OS PAIS (6)
- METODO FÔNICO (1)
- MÓBILE (1)
- MÓBILES (1)
- MOLDES (4)
- MURAL (4)
- MÚSICAS (1)
- NATAL (36)
- NUMERAIS (8)
- OFICINA (1)
- ORDEM ALFABÉTICA (1)
- ORGULHO DE SER PROFESSORA (1)
- OS SENTIDOS (1)
- PAINEL (4)
- PARA COLAR NA AGENDA (2)
- PARA COLAR NO CADERNO (3)
- PARA IMPRIMIR E COLORIR (3)
- PÁSCOA (16)
- PASSATEMPOS (1)
- PASSO A PASSO (3)
- PAULO FREIRE (3)
- PIOLHOS (1)
- PLANEJAMENTO (4)
- PLANEJAMENTO ANUAL (1)
- PLAQUINHAS (1)
- POTES DECORADOS (3)
- PRENDEDORES (1)
- primavera (11)
- PROJETO VINICIUS DE MORAIS (1)
- PROJETOS (4)
- RECICLAGEM (18)
- REFLEXÃO (11)
- REGRAS DE CONVIVÊNCIA (1)
- REUNIÃO DE PAIS (4)
- RUBEM ALVES (2)
- SACOLINHAS (1)
- SAPINHOS (8)
- SELINHOS (19)
- SENSORIAL (2)
- SONDAGEM (2)
- SUCATA (14)
- SUGESTÃO (1)
- TANGRAM (1)
- TÉCNICAS DE PINTURA (6)
- TEXTOS DIVERSOS (9)
- VISEIRA (2)
- VOLTA AS AULAS (6)
DEIXE UM RECADINHO...
“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”
(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)
(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)
MEUS FAVORITOS
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Estou voltando!!!Há 8 anos
-
Quadrinho de PortaHá 8 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
SITE PROTEGIDOHá 13 anos
-
-
-
Férias...Há 13 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
OS PROFESSORES FASCINANTES SE ATUALIZAM CONSTANTEMENTE E DESCOBREM FERRAMENTAS PEDAGOGOICAS CAPAZES DE PROVOCAR IMPACTOS EMOCIONAIS NOS ALUNOS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA.
SABEM QUE SUA MARCA É A PAIXÃO, A GARRA E O ENTUSIASMO.
Augusto Cury
SABEM QUE SUA MARCA É A PAIXÃO, A GARRA E O ENTUSIASMO.
Augusto Cury
“Todo conhecimento começa num sonho.
O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido,
em busca da terra sonhada.
Mas sonhar é coisa que não ensina.
Brota das profundezas da terra.
Como mestre só posso então te pedir uma coisa:
Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
Rubem Alves
O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido,
em busca da terra sonhada.
Mas sonhar é coisa que não ensina.
Brota das profundezas da terra.
Como mestre só posso então te pedir uma coisa:
Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
Rubem Alves
CURSOS 24 HORAS: NA ÁREA DE PEDAGOGIA
domingo, 29 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Queridos visitantes e seguidores...
Olá! esse blog foi feito com o intuito de trocar idéias, informações,experiências, etc.Coloco aqui tudo que acho interessante e importante para a educação, principalmente Educação Infantil.
Muitas das atividades não são de minha autoria, por isso caso alguem tenha encontrado aqui atividades que são suas, por favor me comunique para que eu coloque os devidos creditos.
Beijinhos carinhosos!!!!!!!!
Muitas das atividades não são de minha autoria, por isso caso alguem tenha encontrado aqui atividades que são suas, por favor me comunique para que eu coloque os devidos creditos.
Beijinhos carinhosos!!!!!!!!
"É FUNDAMENTAL DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE O QUE SE DIZ E O QUE SE FAZ, DE TAL FORMA QUE, NUM DADO MOMENTO, A TUA FALA SEJA A TUA PRÁTICA." (PAULO FREIRE)
Quem sou eu
VISITINHAS!!!
SEGUIDORES
"Não escrevo para herois, más para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência.
Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente"
Augusto Cury
Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente"
Augusto Cury
ALGUMAS MANEIRAS DE FAZER ALGUÉM FELIZ
De um beijo. Um abraço.
Sugira um bom passeio. Um bom livro.Um bom filme, mesmo um bom programa de tv.
Peça desculpas.
Diga muito obrigado.Não tem importancia.
Más tente de alguma maneira fazer alguem feliz!!!!!!
(autor desconhecido)
Um passo em sua direção.
Aproxime-se, sem cerimônia.
Assente-se bem perto e deixe-se ficar,
Algum tempo ou muito tempo.
Não conte o tempo se der.
Sonhe o sonho sem duvidar.
Deixe o sorriso acontecer.
Olhe nos olhos, aponte um defeito com jeito.
Respeite uma lágrima.
Ouça uma história, ou muitas, com atenção.
Escreva uma carta. E mande.
Converse sério. Converse fiado.Conte uma piada.
Ache graça da piada.
Ajude a resolver um problema.
Pergunte como vai, que tem feito de bom,que há de novo
e preste atenção.Sugira um bom passeio. Um bom livro.Um bom filme, mesmo um bom programa de tv.
Peça desculpas.
Diga muito obrigado.Não tem importancia.
Más tente de alguma maneira fazer alguem feliz!!!!!!
(autor desconhecido)
CURSOS 24 HORAS NA ÁREA DE PEDAGOGIA
ESPAÇOS LEGAIS...
"Ninguém sabe tudo.Ninguém ignora tudo.Todos sabemos alguma coisa. Todos ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre.Não se pode falar de educação sem amor."
Paulo Freire
Paulo Freire
O QUE VOCÊ PODE FAZER PELO PLANETA HOJE? FIQUE LIGADINHO NESSSAS DICAS! ENTRE E CONFIRA!!!
"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,
QUE ME INQUIETA,
QUE ME INSERE NA BUSCA,
NÃO APRENDO E NEM ENSINO."
PAULO FREIRE
QUE ME INQUIETA,
QUE ME INSERE NA BUSCA,
NÃO APRENDO E NEM ENSINO."
PAULO FREIRE
SOU BLOGUEIRA SIM!!!
"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais... Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES
RUBEM ALVES
0 comentários:
Postar um comentário